Dicas para comprar um segundo imóvel

Dicas para comprar um segundo imóvel

Adquirir um segundo imóvel é um investimento com um potencial de rendimento muito alto. Além de poder ter uma renda fixa com locações, algumas regiões, como o litoral catarinense, possuem uma valorização extremamente alta.

Mas é um investimento de alta responsabilidade, então requer cuidados para ser um processo seguro e tranquilo. Veja a seguir 5 dicas para investir com eficiência em um segundo imóvel:

Envolva a família

Tomar decisões importantes geralmente não é um processo que se faz sozinho. Busque envolver pessoas próximas, como pais, filhos, cônjuges, irmãos e assim por diante. Quando compartilhamos as ideias, fica mais fácil tomar uma decisão mais acertada.

A orientação e sugestões das pessoas a quem amamos são muito importantes para definir um caminho mais equilibrado. A partir do momento em que a decisão de comprar um segundo imóvel fique assentada, é preciso que todos deem sua parcela de contribuição.

Organize suas finanças

Comprar um imóvel exige um investimento financeiro muito significativo. Por isso não é aconselhável manter uma porção de dividas, mesmo que sejam menores. Procure sanar suas dívidas antes de contrair o compromisso com a compra do segundo imóvel, seja à vista, seja financiado.

E se já possui outro financiamento de valor elevado, como por exemplo um carro, é fundamental consultar suas reais condições de arcar com ambas as prestações simultaneamente, ou se é melhor esperar um pouco mais.

Busque oportunidades

Buscar boas oportunidades é fundamental para fazer um bom negócio. Existem pessoas e até construtoras que, devido à necessidade imediata de dinheiro, podem oferecer imóveis por preços mais baixos ou condições mais favoráveis de pagamento. Esteja sempre alerta e pesquise bastante.

Considere financiamento ou consórcio

Atualmente o financiamento é o modelo de aquisição mais usual no mercado. Diferente do FGTS, que possui limitações para ser usado na compra de um segundo imóvel, o financiamento pode ser usado em seu novo empreendimento, cobrindo até 80% do valor do imóvel. Consulte as condições de pagamento, os juros do crédito imobiliário e equilibre o valor mensal a ser pago com o prazo, que no geral chega a 30 anos.

A opção de consórcio é interessante por não haver juros, mas exige mais paciência, já que você precisará contar com a sorte para ser contemplado. No entanto, como estamos falando de um segundo imóvel, talvez você não tenha tanta urgência e possa, assim, optar por esse tipo de investimento de longo prazo.

Procure ajuda especializada

É altamente recomendado procurar ajuda de profissionais especializados, que poderão orientar sobre detalhes importantes e indicar imóveis bem localizados, de acordo com seu perfil. Todo segmento tem suas particularidades, e quando se conversa com profissionais especializados no ramo, fica mais fácil evitar atritos e erros.

Nós da Rota do Sol contamos com uma equipe de corretores altamente capacitada, inclusive prestamos consultoria online, caso prefira. Entre em contato clicando AQUI.